PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

O QUE É?

Para muitas organizações, mais difícil do que integrar seus processos de negócio e gerar informações sobre seu desempenho, é utilizar estes dados para elaborar projeções financeiras que possam demonstrar com adequada assertividade sua visão do futuro.

Por outro lado, os acionistas efetuam cada vez mais pressão para verem atendidas suas expectativas de resultado, estando a ausência ou má-elaboração e/ou acompanhamento do orçamento entre as principais razões para o não atendimento destas expectativas.

Os sintomas de um processo ineficiente de orçamento são usualmente óbvios: distanciamento das ações operacionais dos objetivos estratégicos do negócio, surpresas nas revisões periódicas ou anuais, aumento do envolvimento das áreas operacionais sem trazer melhoria para os resultados, aumento nos níveis de itens a serem analisados e uma exagerada confiança nos softwares utilizados para sua preparação.

A chave para se obter um orçamento eficiente é mapear todos os fatores e variáveis que possam influenciá-lo, para que o grupo envolvido na sua elaboração/acompanhamento possa decidir quais são efetivamente relevantes para sua consideração.

A Atlanta Consultoria pode ajudá-lo a descobrir fatores não observados, focando na sua relação de causa-efeito, indicadores temporais, consistência das premissas assumidas, integração entre as áreas, indicadores chaves de performance e tudo mais que seja relevante para o processo. Considerando todos estes fatores, nós podemos ajudá-lo a minimizar os riscos na elaboração e acompanhamento de seu orçamento.

BENEFICIOS DE NOSSA ABORDAGEM

  • Redução do tempo de avaliação, propiciando informações no tempo necessário para o processo de tomada de decisão
  • Comprometimento com os resultados, com clara definição das responsabilidades dos envolvidos;
  • Foco no atendimento dos objetivos, monitoramento dos resultados e alcance das metas empresariais;
  • Efetividade do controle, através da utilização de indicadores financeiros e não-financeiros;
  • Maximização do uso da tecnologia, conciliando necessidades e possibilidades de investimento.